top of page
Foto do escritorMãe Santíssima

14 – QUARTA-FEIRA

SÃO JOÃO DA CRUZ


PRESBÍTERO E DOUTOR


(branco, pref. do Advento I ou IA, ou dos pastores, – ofício da memória)


A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou (Gl 6,14).


João nasceu na Espanha em 1542 e lá faleceu em 1591. Frade carmelita, presbítero e doutor da Igreja, tornou-se um dos grandes mestres da vida mística. Inspirado no extraordinário amor por Cristo, viveu total desapego de si mesmo. Com zelo, conduziu todos os que desejavam viver em profundidade a vida cristã. Ao celebrarmos sua memória, peçamos a Cristo perseverança no serviço aos irmãos e irmãs, segundo os valores do Evangelho.


Primeira Leitura: Isaías 45,6-8.18.21-25


Leitura do livro do profeta Isaías – 6“Eu sou o Senhor, não há outro, 7eu formei a luz e criei as trevas, crio o bem-estar e as condições de mal-estar: sou o Senhor que faço todas essas coisas. 8Céus, deixai cair orvalho das alturas, e que as nuvens façam chover justiça; abra-se a terra e germine a salvação; brote igualmente a justiça: eu, o Senhor, a criei”. 18Isto diz o Senhor que criou os céus, o próprio Deus que fez a terra, a conformou e consolidou; não a criou para ficar vazia, formou-a para ser habitada: “Sou eu o Senhor, e não há outro. 21Acaso não sou eu o Senhor? E não há deus além de mim. Não há um Deus justo e que salve, a não ser eu. 22Povos de todos os confins da terra, voltai-vos para mim e sereis salvos, eu sou Deus e não há outro. 23Juro por mim mesmo: de minha boca sai o que é justo, a palavra que não volta atrás; todo joelho há de dobrar-se para mim, por mim há de jurar toda língua, 24dizendo: Somente no Senhor residem justiça e força”. Comparecerão perante ele, envergonhados, todos os que lhe resistem; 25no Senhor será justificada e glorificada toda a descendência de Israel. – Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial: 84(85)


Que os céus lá do alto derramem o orvalho, / que chova das nuvens o justo esperado!


1. Quero ouvir o que o Senhor irá falar: / é a paz que ele vai anunciar; / a paz para o seu povo e seus amigos, / para os que voltam ao Senhor seu coração. / Está perto a salvação dos que o temem, / e a glória habitará em nossa terra. – R.


2. A verdade e o amor se encontrarão, / a justiça e a paz se abraçarão; / da terra brotará a fidelidade, / e a justiça olhará dos altos céus. – R.


3. O Senhor nos dará tudo o que é bom, / e a nossa terra nos dará suas colheitas; / a justiça andará na sua frente / e a salvação há de seguir os passos seus. – R.


Evangelho: Lucas 7,19-23


Aleluia, aleluia, aleluia.


Tu que trazes boa-nova a Sião, levanta tua voz e anuncia: / eis que vem o Senhor Deus com poderio! (Is 40,9s) – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos 19e mandou-os perguntar ao Senhor: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” 20Eles foram ter com Jesus e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?'” 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa-nova é anunciada aos pobres. 23E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!” – Palavra da salvação.


Fonte: (Dia a dia com o Evangelho 2022)

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page